FANDOM


Big bang theory poster

The Big Bang Theory (por vezes chamada de Big Bang: A Teoria no Brasil) é um sitcom americano criado por Chuck Lorre e Bill Prady, ambos os quais também são produtores executivos da série. A série estreou na CBS em 24 de setembro de 2007, e já está em sua nona temporada.

Situado em Pasadena, Califórnia, o programa conta a história de dois gênios fictícios da Caltech, um físico experimental (Leonard Hofstadter) e o outro um físico teórico (Sheldon Cooper), que vivem no apartamento à frente o de uma garçonete loira e atraente aspirante a atriz (Penny). A "nerdeza" e o intelecto de Leonard e Sheldon são contrastados pelo efeito cômico com as habilidades sociais e do bom senso de Penny. Um engenheiro aeroespacial (Howard Wolowitz) e um astrofísico de partículas (Rajesh Koothrappali) são seus igualmente geeks e socialmente desajeitados colegas de trabalho e amigos. Eles são o tipo de "belas mentes" que entendem como o universo funciona, mas nada disso os ajuda a interagir com as pessoas, especialmente com as mulheres.

A série é produzida pela Warner Bros. Television e Chuck Lorre Productions. Em março de 2009, foi relatado que The Big Bang Theory teria terceira e quarta temporadas. Em agosto de 2009, o sitcom ganhou o prêmio TCA de melhor série de comédia e Jim Parsons ganhou o prêmio de desempenho individual em comédia.

Quando a terceira temporada estreou, em 21 de setembro de 2009, a CBS teve a maior audiência daquela noite, juntamente com outra série, com pico de 12.830.000 espectadores.

Em setembro de 2009, The Big Bang Theory vai ao ar na CBS às segundas-feiras às 21:30 logo após Two and a Half Men, outra série produzida por Lorre. Em 19 de maio de 2010, foi anunciado que a CBS iria transferir a série para as quintas-feiras às 20:00 para a programação de 2010-2011. Em 12 de janeiro de 2011, a CBS anunciou que a série renovou o contrato por mais três anos, estendendo-a ao longo da temporada 2013-2014. Vários membros do elenco afirmaram que a série definitivamente tem potencial para chegar aos 200 episódios.

Elenco PrincipalEditar

Artigo principal: Lista de personagens de The Big Bang Theory
  • Johnny Galecki como Leonard Hofstadter, PhD - Leonard é um físico experimental com um QI de 173 que recebeu seu Ph.D. quando tinha 24 anos de idade. Ele divide um apartamento com o colega e amigo Sheldon Cooper. Os escritores imediatamente implicaram um potencial romance entre ele e sua vizinha Penny e sua tensão sexual é um drama frequentemente explorado.
  • Jim Parsons como Sheldon Cooper, PhD - Originalmente do Leste do Texas, ele foi uma criança prodígio que entrou na faculdade aos 11 anos de idade, após completar o sexto ano. Como um físico teórico, ele possui um mestrado, dois doutorados e um QI de 187. Ele exibe uma adesão estrita à rotina; uma falta de compreensão de ironia, sarcasmo e humor. Isso pode às vezes aparecer como falta de humildade quando ele está apenas sendo ele mesmo. Estas características são as principais fontes de seu humor e a base de uma série de episódios. Sheldon divide um apartamento com Leonard Hofstadter.
  • Kaley Cuoco como Penny - Ela é a loira atraente, "nascida e criada em Omaha, Nebraska", que vive do outro lado do corredor de Sheldon e Leonard. Ela espera ter uma carreira de atriz, e tem tido audições e escalações, mas nada tão bem sucedido até agora. Para pagar as contas, ela é garçonete no The Cheesecake Factory.
  • Simon Helberg como Howard Wolowitz, M. Eng. - Ele trabalha como um engenheiro aeroespacial. Ele é judeu e mora com sua mãe. Ao contrário de Sheldon, Leonard e Raj, Howard não tem Ph. D. Ele defende isso apontando que ele tem mestrado em Engenharia de MIT e o aparato que ele desenhou foi construído e lançado ao espaço, ao contrário dos trabalhos puramente abstratos de seus amigos. Ele fornece falas ultrajantes que pegam e se imagina um mulherengo com reações devidamente indiferentes de Penny; no entanto, ele tem demonstrado um sucesso limitado com outras mulheres. Ele é um poliglota.
  • Kunal Nayyar como Rajesh Koothrappali, PhD - Rajesh, que vem de Nova Déli, na Índia, trabalha como astrofísico de partículas na Caltech. Ele é muito tímido com as mulheres e é fisicamente incapaz de falar com elas, a menos que beba álcool. No entanto, ele mais teve sorte com as mulheres do que seu melhor amigo excessivamente confiante Howard. Seus pais, Dr. V. M. Koothrappali e Sra. Koothrappali, são vistos somente através da webcam. Na terceira temporada, ele trabalha para Sheldon porque sua pesquisa parou em um beco sem saída e ele não quer voltar à Índia.

Convidados RecorrentesEditar

História de produçãoEditar

Bigbangthoery originatitlecard

Título de abertura do episódio piloto.

O piloto inicial da série, desenvolvido para a temporada televisiva de 2006-07, era substancialmente diferente da sua forma atual. Apenas Johnny Galecki e Jim Parsons faziam parte do elenco, e a protagonista mulher, Katie, foi concebida como "uma mulher valentona, osso duro de roer com um interior mais vulnerável". Katie era interpretada pela atriz Amanda Walsh. Eles também tinham uma amiga chamada Gilda (interpretada por Iris Bahr). A música tema do programa original também era diferente, usando o hit de Thomas Dolby "She Blinded Me With Science". A série não deu certo, mas os criadores tiveram a oportunidade de revê-la, trazendo o elenco remanescente de protagonistas e reequipando a série de seu formato atual. O piloto original nunca foi lançado em qualquer formato oficial, mas as cópias estão disponíveis na Internet. Sobre a evolução da série, disse Lorre: "Nós fizemos o 'piloto do Big Bang' acerca de dois anos e meio atrás, e era horrível... mas havia duas coisas notáveis ​​que funcionou perfeitamente, e que foram Johnny e Jim. Nós reescrevemos a coisa inteiramente e, em seguida, fomos abençoados com Kaley, Simon e Kunal". Quanto a saber se o mundo nunca veria o piloto original, talvez em um DVD, Lorre disse: "Uau, seria alguma coisa, vamos ver. Mostrar seus fracassos..."

O segundo piloto de The Big Bang Theory foi dirigido por James Burrows, que não continuou com a série. Este piloto retrabalhado levou a uma encomenda de 13 episódios pela CBS em 14 de maio de 2007. Antes de sua exibição na CBS, o episódio-piloto foi distribuído no iTunes gratuitamente. A série estreou em 24 de setembro de 2007, e adquiriu uma temporada de 22 episódios em 19 de outubro de 2007.

A produção da série foi interrompida em 6 de novembro de 2007 devido à greve dos roteiristas, retornando em 17 de março de 2008, em um horário mais cedo e com nove novos episódios. Após a greve terminar, a série ganhou uma segunda temporada na temporada 2008-09, que estreou na mesma faixa horária a 22 de setembro de 2008. Com audiências cada vez maiores, a série recebeu uma renovação de dois anos durante a temporada 2010-11.

David Saltzberg, um professor de física e astronomia da Universidade da Califórnia em Los Angeles], verifica o roteiro e oferece diálogos, equações matemática e diagramas utilizados como adereços. Segundo o produtor executivo/co-criador Bill Prady: "Estamos trabalhando para dar a Sheldon um problema de verdade em que ele vai estar trabalhando por toda a primeira temporada, então há progresso de verdade nos quadros... Nós trabalhamos duro para obter todos direitos científicos". Os personagens principais foram nomeados Sheldon e Leonard conforme o ator, diretor e produtor Sheldon Leonard.

Vários dos atores em The Big Bang Theory trabalharam juntos anteriormente em Roseanne incluindo Johnny Galecki, Sara Gilbert e Laurie Metcalf (que interpreta a mãe de Sheldon, Mary Cooper). Além disso, Lorre foi um dos escritores na série por várias temporadas.

Custos de produçãoEditar

Para as três primeiras temporadas, Johnny Galecki, Kaley Cuoco e Jim Parsons, as três principais estrelas da série, receberam no máximo 60 mil dólares por episódio. O salário para os três subiu para 200 mil dólares por episódio a partir da quarta temporada. De acordo com seus contratos, o seu salário vai subir 50 mil por episódio em cada uma das três temporadas seguintes, culminando em 350 mil dólares por episódio na sétima temporada.

Tema de Abertura - History of EverythingEditar

Barenaked Ladies escreveram e gravaram a música tema do programa, que descreve a história do universo e da Terra desde a aurora dos tempos (de acordo com a teoria de mesmo nome). Ed Robertson, o vocalista e guitarrista da banda, foi convidado por Lorre e Prady para escrever uma música tema para a série. Tendo sido convidado para escrever canções para outros filmes e séries mas tendo rejeitado todos em favor de outros artistas, Robertson concordou em escrever um tema só depois de saber que ele era o único compositor que Lorre e Prady perguntaram. Ele se inspirou no livro de Simon Singh, Big Bang, que tinha acabado de ler. Em 9 de outubro de 2007, uma versão estendida (1 minuto e 45 segundos) da música foi lançada comercialmente.

Em uma edição de 2010 do TV Guide, a sequência de abertura da série ficou classificada em 6o lugar em um Top 10 de aberturas para televisão, selecionadas pelos leitores.

EpisódiosEditar

Artigo principal: Lista de episódios de The Big Bang Theory
Temporada Episódios Temporada Estreia da Temporada Final de Temporada Espectadores (milhões)
1 17 2007-08 4 de setembro de 2007 19 de maio de 2008 8.340
2 23 2008-09 22 de setembro de 2008 11 de maio de 2009 10.010
3 23 2009-10 21 de setembro de 2009 24 de maio de 2010 14.200
4 24 2010-11 23 de setembro de 2010 19 de maio de 2011 13.200
5 N/A 2011-12 22 de setembro de 2011 N/A N/A